Alfabetização na escola e em casa, saiba o que precisa mudar!

A alfabetização é fundamental para nos ajudar a entender nosso mundo. Desde o momento em que acordamos até o momento em que dormimos, estamos constantemente fazendo o sentido do mundo ao nosso redor.

Alfabetização tem sido tradicionalmente pensada como leitura e escrita. Embora esses sejam componentes essenciais da alfabetização, hoje nossa compreensão da alfabetização abrange muito mais.

A definição da alfabetização é traduzida como a capacidade, confiança e vontade de se envolver com a linguagem para adquirir, construir e comunicar o significado em todos os aspectos da vida diária. A linguagem é explicada como um sistema de comunicação social e culturalmente construído.

Alfabetização com crianças pequenas, como funciona a metodologia?

A partir do momento em que a criança nasce, sua jornada de alfabetização começa. As habilidades de alfabetização das crianças são nutridas por suas famílias e comunidades. Exemplos são:

  • Bebê sorrindo ou chorando para comunicar suas necessidades;
  • Uma criança pequena interpretando os símbolos ao seu redor;
  • Um pré-escolar cantando uma música;
  • Um pai e filho rindo sobre uma história.

Alfabetização com crianças em idade escolar

Quando as crianças entram no sistema escolar, há um forte foco no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. As crianças se envolvem em oportunidades de aprendizado que as fazem interagir com muitas formas diferentes de texto, em formulários impressos e digitais, usando palavras, recursos visuais e gráficos.

Alunos começam a aprender as regras da linguagem como adquirir informações, avaliá-las e usá-las eticamente ou como se comunicar afetivamente

À medida que os alunos passam pelo sistema escolar, eles continuam a refinar todas as suas habilidades fundamentais à medida que exploram uma ampla variedade de textos e tecnologias.

A vasta quantidade de informação disponível através da impressão e da Internet e a capacidade de comunicar com públicos amplos e variados em todo o mundo expandiram as formas como os nossos alunos lêem e comunicam. Alfabetização para nossos alunos hoje também significa prepará-los para serem consumidores críticos e éticos de informações.

Onde a Instrução de Alfabetização acontece?

O desenvolvimento da alfabetização não ocorre apenas na sala de aula de Artes da Linguagem. É uma responsabilidade compartilhada entre todos os educadores.

Embora conhecimentos e habilidades específicas sejam ensinados principalmente em Artes da Linguagem, todo professor de área temática é responsável por desenvolver, fortalecer e melhorar a alfabetização. Cada área tem suas próprias demandas exclusivas de alfabetização.

Os professores da área de conteúdo conhecem seu assunto e seus programas de estudo. Eles estão cientes dos requisitos de alfabetização de seu assunto e entendem que é através da alfabetização que o significado é feito dentro do conteúdo de sua área de assunto.

Os alunos precisam aprender como ler diferentes tipos de texto, escrever e se expressar nos formatos associados a cada assunto e usar o vocabulário específico do conteúdo.

O desenvolvimento da alfabetização ocorre não apenas na escola, mas em todos os aspectos da vida cotidiana. Nós interagimos com os outros quando temos uma conversa. Lemos mapas, anúncios, jornais, receitas, manuais e sites.

Analisamos e interpretamos uma grande quantidade de informações sobre mídia. Nós escrevemos poemas, músicas, relatórios, blogs e e-mails. Alfabetização abre a porta para o mundo.

Alfabetização e educação domiciliar

Sobre a educação em casa, os pais são responsáveis ​​por garantir que seus filhos, que são obrigatoriamente em idade escolar, recebam uma educação em período integral adequada à idade, aptidão, capacidade e às necessidades educacionais especiais que possam ter.

Na Inglaterra, os pais podem cumprir esse dever enviando seus filhos para a escola ou optando por educá-los em casa, assumindo a responsabilidade pessoal pelos arranjos educacionais.

A educação domiciliar permite que os pais forneçam um ambiente de aprendizagem individualizado às necessidades e interesses de seus filhos, sem ter que seguir o Currículo Nacional; embora alguns pais possam optar por fazê-lo.

Se você planeja inscrever seu filho para qualificações formais, como GCSE, seria sensato garantir que você está seguindo o programa de estudo apropriado. Se você deseja obter informações sobre isso, entre em contato com a equipe de educação em casa.

Você não precisa ter qualificações formais ou ser um professor para educar seu filho em casa e não precisa “saber tudo”. A educação domiciliar oferece oportunidades para pais e alunos trabalharem com seus pontos fortes individuais, ao mesmo tempo em que descobrem novos interesses e talentos.

É positivo a sugestão da educação em casa?

Decidir educar o seu filho em casa é um passo importante que não envolve apenas comprometimento, mas também um tremendo investimento em tempo e energia, por isso vale a pena conversar com alguém que tenha experiência em educação domiciliar antes de tomar uma decisão.

Para obter informações adicionais para ajudá-lo com a educação domiciliar, entre em contato com a equipe de educação domiciliar ou com grupos locais de educação domiciliar.

E se pergunte primeiro se você está convencido de que este é o melhor curso de ação para o seu filho e se ele quer isso, se é importante para ele.

Sites para Cursos Online - Benefícios do Estudo a Distância

Os cursos online já se tornaram, há muito, uma realidade no Brasil. Amparados pelo avanço das ferramentas tecnológicas e pela disseminação e inclusão digital, os sites para cursos online se multiplicaram e conquistam cada vez mais pessoas.

Nos dias atuais, é possível acompanhar o material didático de vídeos explicativos e oferecer aos alunos assistência por meio dos chats online. Além disso, os cursos online apresentam preços bem mais atraentes aos consumidores. Apesar do valor entregue por eles não ser inferior ao dos cursos presenciais, esse diferencial decorre do menor custo envolvido no serviço.

É só imaginar que um professor, por meio das aulas online, pode atingir centenas de alunos simultaneamente. Além disso, as aulas online podem prescindir de estrutura física, reduzindo drasticamente as despesas em relação aos cursos presenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *