Diferenças entre a Educação Formal e Informal

A educação formal é baseada em sala de aula, fornecida por professores treinados. A educação informal acontece fora da sala de aula, em programas pós-escolares, organizações comunitárias, museus, bibliotecas ou em casa.

A educação é uma parte da vida de uma pessoa e é constante. Às vezes nem sequer vemos todas as coisas com as quais nos educamos e aprendemos coisas novas, mas isso nos ajuda a aumentar, desenvolver novas habilidades e lidar com situações cotidianas.

Há alguns anos, participei de um treinamento para jovens em que tive a oportunidade de aprender sobre educação não formal. Foi uma experiência que mudou minha vida, ampliou meus horizontes e me fez consciente de uma nova dimensão de aprendizado.

A educação não formal é uma educação à parte das instituições formais. É uma educação que é fornecida principalmente em diferentes seminários, workshops, intercâmbios, treinamentos, cursos e nos quais você está aprendendo fazendo, observando e trabalhando com métodos diferentes.

Quais são as principais diferenças entre os dois?

Em geral, as salas de aula têm as mesmas crianças e os mesmos professores todos os dias. Os programas pós-escola geralmente são interrompidos, portanto a participação é inconsistente, assim como a liderança.

As atividades em sala de aula podem durar vários dias. Programas pós-escolares precisam completar uma atividade todos os dias porque um grupo diferente de crianças pode estar presente amanhã.

Você pode assumir que os professores em sala de aula têm um certo nível de treinamento em filosofia educacional, estratégias eficazes de ensino, gerenciamento de sala de aula e conteúdo.

Fornecedores de pós-escola, em contraste, variam em experiência e conhecimento de técnicas de ensino, conhecimento de conteúdo e gerenciamento de grupo. Normalmente, os materiais para ambientes pós-escolares precisam incluir muito mais estrutura.

Os professores precisam atender aos padrões educacionais e seguir um currículo específico, o que pode dificultar a incorporação de conteúdo não tradicional. Os programas pós-escola, por outro lado, podem ser mais flexíveis com seu conteúdo.

Diferenças da Educação Formal e Informal

Ambas as configurações de educação formal e informal oferecem diferentes pontos fortes para o seu projeto de extensão educacional. Se o seu projeto se encaixa na sala de aula, pode ter uma vida muito longa os professores usarão recursos confiáveis ​​por anos.

Programas pós-escola oferecem um tipo diferente de ambiente, onde suas atividades não precisam ser tão formais e onde você pode alcançar um público diferente. Enquanto as escolas e os programas após as aulas servem os alunos, muitas crianças que se sentem privadas de direitos na escola florescem em ambientes pós-escolares.

O aprendizado real pode acontecer em um ambiente onde as crianças se sentem menos intimidadas ou mais confortáveis ​​do que em uma sala de aula formal. O objetivo final é que seu sucesso em um ambiente informal possa levar a uma maior confiança na sala de aula formal.

Um benefício adicional do desenvolvimento de materiais para ambientes educacionais informais é que eles podem ser úteis para os pais em casa com seus filhos, ou para adultos que desejam expandir seus conhecimentos, seja para seu próprio enriquecimento ou para aumentar suas opções de carreira.

Esta variedade de abordagens na educação não formal garante aos participantes a aquisição de competências e competências cognitivas, emocionais e específicas, ajuda a identificar e confiar nos seus instintos, bem como a desenvolver confiança no seu processo de aprendizagem único.

Educação Financeira

Os métodos mais comuns são quebra-gelos, energizadores, trabalho em grupo, discussões, apresentações, dramatizações, brainstorming, jogos de simulação, atividades de aquecimento, atividades internas e externas, palestras interativas.

Definir educação não formal não é fácil, e geralmente é descrito de maneiras diferentes. Na minha opinião, trata-se de um movimento de aprendizagem que contém muitos valores e importância para todos os envolvidos, a partir do sistema de educação formal. Isso nos ajuda a adquirir e manter habilidades e habilidades de uma maneira nova e divertida.

Ele fornece uma experiência completamente nova que você nunca esquecerá. Hoje em dia, essa educação é cada vez mais importante, uma vez que seus benefícios são reconhecidos e válidos em todo o mundo. É especialmente válido para os jovens trabalhadores que trabalham com jovens durante diferentes projetos.

Na minha associação, eu e meus colegas estamos trabalhando com educação não formal durante nossos treinamentos, oficinas e especialmente durante os intercâmbios de jovens. É uma abordagem com a qual os jovens estão dispostos a trabalhar e, ao mesmo tempo, nos dá trabalhadores jovens uma conexão e uma abordagem inovadora, e aos jovens ajuda-os a aprender coisas novas e a acreditar em si mesmos, valores e possibilidades.

É difícil chegar e encontrar jovens interessados ​​em educação adicional, já que eles já estão aprendendo nas escolas e na faculdade. Eles acham o aprendizado formal suficiente para eles, e tudo o mais é entediante, mas com educação não formal tudo muda e se torna desafiador, excitante e divertido – algo que os jovens gostam, se divertem, participam ativamente e se beneficiam disso.

Envolva-se em programas de associações de jovens, vá a diferentes seminários, treinamentos, workshops, intercâmbios e experimente algo novo – o poder da educação não formal, com certeza mudará e enriquecerá sua vida.

Tipos de Educação - Profissional, Financeira, Formal e Informal

Sem dúvida, a educação é e sempre será a principal ferramenta para ter sucesso na vida, graças à metodologia e tecnologia tem evoluído constantemente para facilitar a aprendizagem. Cada um deles é destinado ou transmitido de acordo com a nossa idade à medida que crescemos.

Portanto, darei uma breve explicação dos 4 tipos de educação, para que você saiba em que consiste cada um deles e possa determinar sua importância.

Esse tipo de educação é o começo de nossa aprendizagem; Na América Latina adquirimos da pequena escola entre 3 e 12 anos de idade, a aprender coisas básicas como cores, números, formas, escrita, leitura, operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação, divisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *