Melhores Faculdades de São Paulo – Confira!

O ensino universitário deve ser compreendido como uma engrenagem estratégica para o desenvolvimento do país e o bem-estar da população. Forma professores, pesquisadores e profissionais nas mais diversas áreas, cuja qualificação permite-lhes atuar como agentes do desenvolvimento e do aperfeiçoamento da sociedade.

São centenas de universidades, públicas e privadas, no estado de São Paulo, que é o estado do Brasil melhor servido pelo ensino superior e por cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Universidades gratuitas

São Paulo conta com 8 universidades públicas e gratuitas, sendo 3 estaduais e 5 federais.

  • Universidades Estaduais

USP – A USP é uma das principais referências em ensino universitário no Brasil. Nove de seus cursos estão entre os 50 melhores do mundo. A universidade oferece cursos de graduação e pós-graduação, contando, ainda, com um programa de ensino à distância, cursos de idioma e pré-vestibular.

faculdades em São Paulo

Um de seus diferenciais é o investimento em pesquisa, produção intelectual e programas de inovação tecnológica. Além disso, conta com 70 bibliotecas físicas distribuídas por suas unidades de ensino, institutos de pesquisa e museus.

O aluno pode acessar o conteúdo através do Portal Busca Integrada, não só das bibliotecas da USP, como de parceiros. O complexo universitário da USP conta, também, com hospitais, programas de arte, esporte e extensão.

UNESP – Universidade Estadual Paulo Júlio de Mesquita Filho é uma das principais referências no Brasil em produção científica e tecnológica. Só em 2018, foram 51 pedidos de patentes, contra uma média nacional de 10,4 pedidos.

Obteve destaque no QS World University Rankings by Subject na área de Odontologia, em que foi classificada na 42ª posição. Além dos cursos de graduação e pós-graduação, a universidade conta com programa de Educação à Distância. A UNESP possui um programa de Permanência Estudantil, para reter alunos em condição de vulnerabilidade econômica.

A Universidade oferece 68 cursos diferentes nas áreas de Humanidades, Ciências Exatas e Ciências Biológicas.

UNICAMP – A Unicamp foi avaliada como a 204ª Universidade do Mundo pelo Ranking QS em 2018, com destaque para as áreas de Engenharia e Tecnologia. Recentemente, se tornou membro da Rede Universitária Global para Inovação (GUNi). Entre seus diversos programas estão o Campus Sustentável e o Instituto Confúcio.

A universidade conta com cerca de 34 mil alunos matriculados, distribuídos por 66 cursos de graduação e 153 cursos de pós-graduação. Na área de pós-graduação, é líder em território nacional, sendo responsável por 12% das teses de mestrado e doutorado em curso no país. Destaque para o corpo docente, em que 99% dos professores são doutorados, e para a produção de pesquisas acadêmicas, em que responde por 8% do conteúdo universitário nacional.

  • Universidades Federais

UFABC – Universidade Federal do ABC – A UFABC conta com duas unidades, nas cidades de Santo André e São Bernardo do Campo. Os 24 cursos de graduação são divididos em três áreas:

– Engenharias;

– Licenciaturas;

– Bacharelados.

IFSP – Instituto Federal São Paulo – O IFSP oferece cursos em quatro categorias diferentes:

– Técnicos (integrados ao ensino médio, concomitantes ou subsequentes);

– Graduação (tecnologia, licenciatura, bacharelado);

– Pós-Graduação (Lato e Stricto Seusu);

– Cursos de curta duração.

UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – A UFSCar, por meio de suas unidades, está presente nas cidades de: São Carlos, Araras, Sorocaba e Lago do Sino, onde oferece cerca de 30 cursos nas mais diversas áreas do conhecimento.

UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo – A Universidade Federal de São Paulo está presente na cidade de São Paulo, Baixada Santista, Diadema, Guarulhos, Osasco e São José dos Campos. Os cursos são divididos pelas diversas unidades. A expectativa é de que seja lançada em breve mais uma unidade na Zona Leste da capital.

ITA – Instituto Tecnológico da Aeronáutica – O ITA oferece cursos de graduação em áreas em que é referência, como Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica Aeronáutica, Engenharia Civil Aeronáutica, Engenharia da Computação e Engenharia Aeroespacial.

Na área de pós-graduação, oferece cursos de mestrado, doutorado, mestrado profissional e disciplina isolada. Além disso, possui cursos de especialização na área de Segurança e Defesa. Conta com bibliotecas, laboratórios e programas de iniciação científica, além de desenvolver projetos nas áreas de inteligência de mercado, sustentabilidade e ciências.

Melhores faculdades

O estado de São Paulo conta com uma extensa rede de ensino universitário privado. De acordo com o Ranking Universitário da Folha (RUF), 10 universidades do estado se destacam, quais sejam:

Faculdades em São Paulo


Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) – Unidades em Barueri, Campinas e São Paulo;


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) – Unidades em Barueri, São Paulo e Sorocaba;


Universidade Nove de Julho (UNINOVE) – São Paulo;


Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS) – Campinas;


Universidade Paulista (UNIP) – Unidades em Araraquara, Araçatuba, Assis, Bauru, Jundiaí, Campinas, Ribeirão Preto, Limeira, Santana do Parnaíba, Santos, São José do Rio Preto, São José do Rio Pardo, São Paulo, Sorocaba e São José dos Campos;


Universidade São Francisco (USF) – São Paulo;


Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) – Unidades em Ribeirão Preto e Guarujá;


Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) – Unidades em Piracicaba, Lins e Santa Bárbara d´Oeste;


Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo;


Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP) – Unidades em Campos do Jordão, Jacareí e São José dos Campos.


Formas de ingresso

O vestibular é a forma mais tradicional e conhecida de qualificação para o ingresso na universidade, mas não a única. Confira as demais alternativas:

Programas de avaliação seriada ou continuada – O estudante é avaliado durante o ensino médio para ter acesso à universidade. É o método adotado pela Universidade de Brasília.

  • histórico escolar;
  • Sisu;
  • Enem;
  • prova agendada – A prova de avaliação é feita de forma individualizada, ao contrário do vestibular;
  • entrevista – É um método bastante utilizado nos Estados Unidos, em que a entrevista é combinada com alguma outra forma de avaliação.

Principais cursos

Com base na procura, os principais cursos oferecidos pelas universidades são:


Direito – Forma profissionais para o exercício da advocacia, podendo ingressar no serviço público nas seguintes áreas: Defensoria, Promotoria e Ministério Público e Magistrados.


Administração – Forma profissionais qualificados para a administração (pública e privada ).


Enfermagem – Qualifica profissionais para o exercício da profissão de enfermeiro, podendo integrar equipes médicas e atuar na área de pesquisa clínica;


Psicologia – Os profissionais de psicologia tratam de pacientes com distúrbios mentais por meio de terapias;


Engenharia Civil – Forma profissionais para o exercício da Engenharia Civil, podendo atuar na elaboração e supervisão de projetos de edificações.


Diferenças entre a Educação Formal e Informal

A educação formal é baseada em sala de aula, fornecida por professores treinados. A educação informal acontece fora da sala de aula, em programas pós-escolares, organizações comunitárias, museus, bibliotecas ou em casa.

A educação é uma parte da vida de uma pessoa e é constante. Às vezes nem sequer vemos todas as coisas com as quais nos educamos e aprendemos coisas novas, mas isso nos ajuda a aumentar, desenvolver novas habilidades e lidar com situações cotidianas.

Há alguns anos, participei de um treinamento para jovens em que tive a oportunidade de aprender sobre educação não formal. Foi uma experiência que mudou minha vida, ampliou meus horizontes e me fez consciente de uma nova dimensão de aprendizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *