Tipos de Educação – Profissional, Financeira, Formal e Informal

Sem dúvida, a educação é e sempre será a principal ferramenta para ter sucesso na vida, graças à metodologia e tecnologia tem evoluído constantemente para facilitar a aprendizagem. Cada um deles é destinado ou transmitido de acordo com a nossa idade à medida que crescemos.

Portanto, darei uma breve explicação dos 4 tipos de educação, para que você saiba em que consiste cada um deles e possa determinar sua importância.

Esse tipo de educação é o começo de nossa aprendizagem; Na América Latina adquirimos da pequena escola entre 3 e 12 anos de idade, a aprender coisas básicas como cores, números, formas, escrita, leitura, operações matemáticas, como adição, subtração, multiplicação, divisão.

Adquirimos entre 12 e 18 anos, em que aprendemos conceitos mais completos como o estudo do corpo humano, o estudo do universo, estudando física, composição química e os elementos de formação do planeta e os valores etc. Isso nos dará a diretriz para saber qual área de conhecimento é aquela que dominamos para que ela esteja presente na hora de escolher um ofício ou profissão.

Educação Profissional

Ao identificar qual área de especialização é o que gostamos ou que nos é dado, nós escolhemos uma profissão para aprender tudo sobre ele e, assim, concluir uma qualificação profissional para realizá-lo; Pode ser no computador, médico, científico, histórico, contabilidade, arte, leis, idiomas e muitas outras áreas. Isso permitirá que você entre no mundo do trabalho e obtenha uma renda.

Educação Financeira

Este tipo de educação é o mais ignorado pelas pessoas, que pensam que a aprendizagem está acabado ou concluído o ensino profissional, mas é errado, se adquirir uma economia forte, estável, mesmo próspero e abundante deve estudar.

Educação Financeira, em que aprendemos muitos conceitos, tais como renda, despesas, ativos, passivos, fluxo de caixa, liberdade financeira, Liderança, Sistemas, Logística e muitos outros que nos ajudarão a realizar o nosso negócio e gerenciá-los de forma eficiente.

Como você pode ver, a educação é fundamental para o tempo em que vivemos (Idade da informação), sempre e constantemente temos que continuar aprendendo a projetar o estilo de vida que queremos. Então, estude, prepare e aprenda dos 4 tipos de educação para que sua perspectiva de vida seja melhor.

As diretrizes europeias identificam o processo educacional em qualquer atividade empreendida pelas pessoas, nas várias etapas da vida, com o objetivo de melhorar seus conhecimentos, aptidões e competências, do ponto de vista pessoal, cívico, social e ocupacional, de maneira formal, não forma formal ou informal.

Aplicando Educação Formal

A aprendizagem formal refere-se ao que acontece no sistema de educação e formação de um país. É oficial, estruturado, organizado por organizações públicas ou instituições privadas reconhecidas e resultados com certificação formal e nível formal de qualificação que é reconhecido pelas autoridades educacionais nacionais relevantes.

A educação formal é geralmente organizada como educação em tempo integral e é organizada como um processo contínuo com etapas definidas. Portanto, as formas de educação podem ser diferenciadas de acordo com o nível de organização e estrutura, condições nas quais a aprendizagem ocorre, funcionalidade e aplicabilidade de conhecimentos, habilidades e atitudes e nível de certificação de resultados de aprendizagem.

A educação formal engloba o ensino primário, médio e superior, ensino superior e universitário que culminam na obtenção de um diploma ou qualificação profissional ou diploma ou uma certificação reconhecida, bem como programas de educação de adultos.

A aprendizagem não formal é caracterizada por uma escolha deliberada da pessoa, que ocorre fora dos sistemas mencionados acima, em qualquer organização que prossiga fins educativos e de formação, mesmo voluntariado, o serviço civil nacional, o serviço social privado e nas empresas.

Assim, a educação não formal é qualquer tipo de aprendizagem estruturada e organizada que é institucionalizada, intencional e planejada por um provedor educacional, mas que não leva ao nível formal de qualificação reconhecido pelas autoridades educacionais nacionais relevantes.

Educação Informal

A aprendizagem informal, por último, também é desenvolvida quer haja ou não uma escolha deliberada e se realiza no desempenho, por qualquer pessoa, de atividades em situações cotidianas e interações que ocorrem nelas, dentro do contexto de trabalho, família e lazer, isto é, sem apoio externo e não é institucionalizado.

No processo educativo, portanto, entram as dimensões brandas, como estilos de ensino e gestão de interações que possibilitam, especialmente àqueles que não têm acesso aos recursos que lhes permitem ser ativos e capazes, fazer uso do conhecimento alcançar suas ambições pessoais.

Além disso, isso também atenua ou reforça motivações, expectativas, intenções, auto-representações e práticas de inclusão e exclusão, discriminação e hierarquização social. Na sociedade do conhecimento, em que a trajetória de desenvolvimento social é fragmentada pelo ritmo e alcance das mudanças nas conexões sociais, a educação deveria lançar as bases para um novo e diferente tipo de ordem social.

Isto se refere ao conceito de competência que, por definição, se refere ao sujeito e, portanto, implica uma reinterpretação radical dos modelos de educação, treinamento e trabalho, e mostra uma função real de orientação onde o imperativo é ganhar a capacidade de se adaptar a múltiplos e variados contextos, viver em complexidade e adotar inovação contínua.

Nos jovens adulto, o conceito de educação em contextos formais, não formais e informais numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida é crucial, porque deve ser uma das soluções para melhorar a empregabilidade das pessoas e a responsabilidade dos indivíduos em alimentar ininterruptamente as suas próprias capacidades sociais e intelectuais e capital cultural.

Olá, mundo!

Bem-vindo ao WordPress. Esse é o seu primeiro post. Edite-o ou exclua-o, e então comece a escrever!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *